Sistema De Backup Corporativo: Escolha A Ferramenta Ideal

Sistema De Backup Corporativo: Escolha A Ferramenta Ideal

Quais as questões importantes sobre o sistema de backup corporativo e quais critérios devem ser levados em consideração no momento de escolha.

 

O que é um sistema de backup corporativo?

Antes de mais nada, quando falamos sobre backup corporativo, estamos nos referindo às estratégias de armazenamento e recuperação de dados, utilizadas por empresas para resguardar suas informações.

Independentemente do tipo de cópia de segurança utilizada ou das especificidades da Política de Backup, o profissional de TI responsável pelo processo pode automatizar grande parte das tarefas por meio de um programa ou portal.

Um sistema de backup, então, é um conjunto de software e hardware — o programa e os data centers, por exemplo — capaz de ser configurado para atender as necessidades de cada instituição. Organizando horários para os procedimentos, concentrando ferramentas de auditoria, relatórios e monitoramento.

 

O sistema de backup corporativo ideal oferece ferramentas que facilitam o trabalho do cliente.

 

Vantagens de ter um sistema de backup corporativo

São vários os benefícios de utilizar um sistema próprio para o gerenciamento das rotinas de cópia de segurança. Confira quais são:

 

Redução de custos

Uma solução eficiente torna todo o processo seguro, evitando a perda de informações e protegendo as empresas contra acidentes, falhas humanas, desastres, danos em equipamentos e ataques ransomware.

Além de outras consequências, como a interrupção das atividades, a queda de faturamento e, até mesmo, danos causados à imagem do negócio caso informações sensíveis estejam envolvidas.

A ferramenta ideal permite a automação dos backups de forma simples. Assim, o setor de TI têm mais tempo livre para cuidar de outras questões, otimizando sua produtividade.

 

Auditoria facilitada

Os processos de auditoria estão envolvidos com a transparência das atividades de backup e restore. É a partir desses métodos que são realizadas verificações de rotinas, integridade e disponibilidade dos dados, assim como os locais de aprovisionamento e a política de armazenamento em nuvem utilizada.

 

 A auditoria é um processo importante para validar a conformidade das atividades.

 

Em um sistema de backup corporativo eficiente, essas informações são coletadas constantemente e podem ser disponibilizadas em relatórios. Assim, a análise dos procedimentos é feita de forma facilitada e tanto o profissional da TI que realiza a ação quanto outros funcionários da empresa podem acessá-los a qualquer momento.

 

Compliance
Qualquer negócio, presente no mundo digital ou não, trabalha com o registro de informações. Quando a prática envolve bases de dados pessoais e sensíveis, a coleta, o armazenamento e o tratamento precisam ser feitos com responsabilidade.

Em vigor desde 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) dispõe de uma série de regras para que esses procedimentos sejam cumpridos. O backup em nuvem é uma ferramenta importante para o cumprimento da LGPD, pois garante que as informações estejam salvas em local seguro e criptografadas.

Assim como o backup atesta que as empresas estejam em compliance com a LGPD, ele impede que os negócios sofram sanções administrativas e multas por descumprimento da lei.

O papel de atuação dos prestadores de serviços de TI nesse processo será o de “encarregado dos dados”. Uma ferramenta eficiente de backup corporativo permite o controle e a adaptação dos procedimentos de acordo com os critérios da LGPD que se aplicam a diversos perfis de clientes.

 

Gerenciamento centralizado
Este é um benefício que facilita muito a vida da empresa. O gerenciamento centralizado permite cuidar de diversos usuários de forma descomplicada. A ferramenta ideal possibilita que seja feito o acompanhamento de múltiplos dispositivos, como computadores, servidores e máquinas virtuais.

Isso não apenas libera tempo e recursos, mas também economiza o esforço de configurar dispositivos um por um, permitindo ao profissional se concentrar em tarefas mais importantes. Você pode acessar dados de vários dispositivos a partir de um console simples, em que todos os seus clientes de backups estão registrados.

 

O que considerar na hora de escolher um sistema de backup corporativo
Quando se pensa na escolha de uma ferramenta, existem diversos fatores que devem ser considerados. Geralmente, a preocupação inicial é atrelada aos custos, porém, se o profissional de TI se bastar nesse único motivo, estará ignorando uma série de fatores que podem facilitar sua rotina.

 

Necessidades dos clientes
Todos dispositivos gera dados de forma diferente. Sendo assim, entender quais são as informações vitais para as operações de cada negócio é a chave para compreender as necessidades de backup de cada cliente.

Pode ser que os dados vitais da instituição sejam uma lista de contatos ou registros médicos, arquivos de e-mail, músicas, depende de cada segmento. Claro que todas as informações produzidas precisam de proteção, porém distinguir e priorizar o que é mais importante auxilia a traçar o plano de backup ideal.

 

Fonte: Safety Backup - Seus Dados Mais Seguros